sábado, 2 de junho de 2018

Debate sobre o filme "17 raparigas"

No dia 1 de junho, as turmas 9º B, 9º D e 9º E visionaram o filme " 17 raparigas", no Cinema City Campo Pequeno, no ãmbito da disciplina de Ciências Naturais e do Projeto de Educação para a Saúde.
Podes ver o trailer no seguinte link:
http://cinecartaz.publico.pt/Filme/381853_17-raparigas
O presidente da Associação cultural "Zero em comportamento"  Rui Pereira, responsável pela exibição deste filme nas salas de cinema esteve presente no debate.
O Link desta Associação é:
http://zeroemcomportamento.org/
Podem ainda ver a apresentação do filme no programa "All  STARS " da SIC RADICAL, que está disponível no YouTube, com entrevista a Rui Pereira e à psicóloga Cristina Valente:
https://www.youtube.com/watch?v=bjNtGbNrtsI
Na moderação deste debate contámos também com a psicóloga escolar Isabel Lourenço e os Professores Carlos Dias, Ana Candeias , Manuela Nunes e Paula Pires. O debate centrou-se em vários aspetos evidenciados no filme, nomeadamente:
- a gravidez na adolescência como um dos fatores de risco na adolescência;
- o conflito com a autoridade e o choque entre gerações;
- as dificuldades dos adolescentes em aceitar limitações e constrangimentos na sua liberdade;
- o efeito da pressão do grupo no comportamento das adolescentes;
- a tristeza das adolescentes na falta de acompanhamento dos Pais na sua Vida.
Em suma, a mensagem do filme centra-se na ausência do sentido de família que estas adolescentes sentem que não têm com os seus Pais e....
Viste o filme?
Convidamos-te a dares a tua opinião no espaço " Comentários".


2 comentários:

  1. Na minha opinião , as raparigas deixaram-se influenciar pela opinião da Camille que se engravidassem iam ter uma vida melhor.
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. É bom ouvir os outros e partilhar ideias mas temos de pensar por nós muito bem antes de agir pois todas as nossas decisões têm consequências, como foi visto no filme. Cirila, 9º B.

      Eliminar

Ação Holon sobre Contracepção

No dia 21 de fevereiro, a turma 8º G participou numa sessão informativa sobre contracepção conduzida pelas farmacêuticas Mariana Figueira e ...