segunda-feira, 21 de maio de 2018

Convite a comentarem o teatro debate "Macacos e Pombos"

Hoje, dia 21 de maio,  a Associação  “ USINA – intervenção social”, no âmbito do Programa “Cuida-te”, do Instituto Português do Desporto e Juventude, apresentou um Teatro Debate sobre violência em ambiente escolar, no Auditório da Escola Básica 2,3 Professor Lindley Cintra, intitulado “ Macacos e Pombos” onde participaram as turmas 7º A , 7º D, 7º E e 7º I.



Os atores  apresentaram seis situações de violência escolar.
No final, os alunos foram convidados a participar numa representação em que tentaram recriar as cenas com uma história em que a violência foi substituída por sinais de amizade, solidariedade e empatia. 
Apesar da plateia ter apresentado muita agitação, registou-se uma elevada participação no debate.
Neste Blog gostaríamos que os alunos participantes, com o apoio dos professores acompanhantes da atividade partilhassem  a sua opinião  sobre o teatro debate.

Gostaria que dessem a vossa opinião sobre os temas focados , nomeadamente : 

1. Na cena do teste, como poderia o Paulo não ceder à chantagem do João?

2. Na segunda representação, em que se apresentam  brincadeiras perigosas, reflete sobre como poderia o João evitar tornar-se vítima do colega. 

3. O que deves fazer quando testemunhas uma situação de furto ou agressão? 
João é vítima de um ato de violência por parte de Paulo, na presença de uma colega que não se envolve. Será correta a atitude desta testemunha?


4. Na festa, a personagem de Luísa exclui um amigo para ser aceite num grupo. Qual a tua opinião?


Finalmente , consideras importante falar sobre situações de violência no meio escolar?









quinta-feira, 17 de maio de 2018

Filme " 17 raparigas" - para refletir sobre a adolescência


O filme "17 raparigas" , que estreia hoje nas salas de cinema, retrata algumas características da adolescência como a lealdade, a ingenuidade e a dificuldade de comunicação com os Pais.
Várias questões se colocam com esta história entre as quais destaco:

- A necessidade de amor e repeito que é expresso por uma das adolescentes será generalizável à fase da adolescência? Se sim, como como preencher essa necessidade de uma forma construtiva?

- A liberdade desejada pelas personagens é compatível com um projeto de maternidade?

- A linha que separa a amizade e a imitação entre as personagens adolescentes do filme  parece muito pequena... O que pensam sobre isto?

- A comunicação com os Pais de duas das personagens do filme é bastante difícil. Como se pode melhorar esta comunicação?

Link para ver o trailer do filme:

https://cinecartaz.publico.pt/Filme/381853_17-raparigas


Campanha " Para que não falte à escola"

 O nosso Agrupamento aderiu à campanha " Para que não falte à Escola ", promovida pela Evax e em parceria com a ENTRAJUDA, cujo o...